quarta-feira, 8 de junho de 2011

Deputados temem que manifestação de bombeiros se espalhe pelo país.

Parlamentares que estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira (8) com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, manifestaram preocupação com a situação dos mais de 400 bombeiros detidos desde o último domingo no Rio de Janeiro. O grupo, que protesta por melhores salários e condições de trabalho, está detido no ginásio do quartel em Niterói.


Os 12 parlamentares que estiveram com o ministro temem que protestos semelhantes se espalhem para outros estados do país. De acordo com o Presidente da Força Sindical, deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), as condições salariais e de trabalho dos bombeiros não estaria sendo motivo de protestos só no Rio de Janeiro, como ocorreu no último final de semana.

"Temos a informação de que essas manifestações estão se espalhando pelas polícias militares e bombeiros de varias partes do pais", disse Paulinho.


O deputado alega que houve "descaso" por parte do governo de Sérgio Cabral. Segundo o parlamentar, Cardozo se mostrou "sensibilizado" com a situação dos bombeiros detidos.

"O ministro se mostrou sensibilizado em criar um canal de negociação e prometeu ligar ainda hoje para o govenador Sérgio Cabral. Já houve outras tentativas dos bombeiros de negociar com o governador e ele tratou a questão com descaso", afirmou o deputado.

A assessoria do governo do estado alegou que, de janeiro de 2007 a julho de 2010, os bombeiros militares tiveram reajustes anuais que elevaram suas remunerações em 29,73%. A assessoria também afirma que a Assembleia Legislativa aprovou este ano uma lei que resultará em um aumento acumulado em oito anos de 100,8% na remuneração do soldado, passando de R$ 1.034,11 para R$ 2.077,25, em dezembro de 2014.

O deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) afirmou que a atitude de Sérgio Cabral pode ser considerada de um "vândalo". "Ele acusou os bombeiros de serem vândalos, mas ele que é um vândalo, que está a dois mandatos no governo e não resolveu essa questão", afirmou.

Para o deputado Glauber Braga, a questão prioritária é estabelecer a política do diálogo. "O Rio teve a maior tragédia climática do país e os bombeiros que atuaram. Essa questão tem que ser resolvida logo, porque no fim do ano as chuvas voltam", disse. Com informações do G1 em Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário