segunda-feira, 13 de junho de 2011

FEIRA DE SANTANA VAI VIRAR METRÓPOLE.



Um sonho antigo dos moradores de Feira de Santana, a maior cidade do interior do Nordeste (com 550 mil habitantes), está prestes a se tornar realidade. O Projeto de Lei (PL) do Executivo estadual que visa criar a Região Metropolitana do Território de Identidade Portal do Sertão deverá ser enviado à Assembleia Legislativa nos próximos dias e, ao que tudo indica, será aprovado sem complicações (governistas e independentes já sinalizaram em favor do pleito).
A elaboração do PL foi definida em uma reunião realizada na tarde desta segunda-feira (13), que contou com a presença do secretário de Relações Institucionais, Cézar Lisboa, além dos parlamentares feirenses Zé Neto (PT), Carlos Geílson (PTN) e Graça Pimenta (PR). A região, além de seu pólo central (Feira), abrange, em princípio, cinco municípios: Conceição do Jacuípe, Conceição da Feira, Amélia Rodrigues, Tanquinho e São Gonçalo dos Campos. Outras cidades que compõem o território de identidade também deverão ingressar na região metropolitana, após ela ser definida.
De acordo com o governo estadual, a elaboração do Projeto de Lei que cria a região metropolitana de Feira de Santana obedeceu a critérios técnicos e constitucionais. As cidades que integrarão o território têm um mínimo de 50% de taxa de urbanização, são limítrofes (possuem fronteiras com a cidade-pólo) e apresentam grande fluxo de pessoas. A formação também é justificada pela área representar mais do que 4% do PIB estadual. O governo esclarece que a criação da região metropolitana trará benefícios, como a possibilidade do estabelecimento do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), a redução da tarifa telefônica e do preço do transporte coletivo. Nesta sexta-feira (16), o PL deve ser apresentado à população feirense durante a abertura do projeto “Assembleia Legislativa Itinerante”, que será realizado no Centro de Cultura Amélio Amorim (Cuca), em Feira de Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário