sábado, 22 de setembro de 2012

OITAVA BASE COMUNITÁRIA DE SEGURANÇA DA BAHIA É INAUGURADA EM ITABUNA



O empresário Gilson Roberto Soares, 50 anos, mora há 22 anos no bairro de Monte Cristo, no município de Itabuna. Ele é proprietário de um mercadinho e já viu muita coisa acontecer no local, como roubos, disputa de gangues por pontos de drogas e até homicídios. Ele mesmo já foi vítima de assalto diversas vezes e chegou a desistir de manter o mercadinho funcionando por causa dos roubos ao estabelecimento. Agora, com a inauguração, nesta sexta-feira (21), da Base Comunitária de Segurança instalada no bairro, o pequeno empresário diz que respira aliviado e está mais seguro.

“Dou graças a Deus por essa base estar instalada aqui no bairro. A localidade estava mesmo precisando disso. Com o reforço do policiamento, fico mais tranquilo para trabalhar”, enfatiza. A sensação de segurança não é sentida apenas pelo comerciante, mas por toda população do bairro de Monte Cristo e das localidades adjacentes, como Pedro Fontes, Santa Inês, Antique e São Roque. A região é conhecida como uma das mais violentas de Itabuna.

“Nunca aconteceu comigo, mas já vi muita gente aqui ser assaltada na porta de casa. Os filhos de algumas vizinhas foram roubados quando voltavam da faculdade à noite e também já soubemos de casos de estupro. A base de segurança é uma esperança de todos os moradores que querem voltar a ver a paz nessa localidade”, afirmou a dona de casa Lindóia Alves da Cruz, moradora de Monte Cristo há 30 anos.

Essa é a oitava base de segurança implantada
no estado e a primeira fora da Região Metropolitana de Salvador (RMS), dentro das ações do programa Pacto pela Vida. Inicialmente, o município recebe uma base provisória, mas vai funcionar como a definitiva, com um efetivo de 80 policiais, radiopatrulhamento com quatro viaturas, oito motos e vídeo monitoramento com 10 câmeras.

A inauguração contou com a presença do governador Jaques Wagner, do secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, entre outras autoridades e representantes da comunidade local.

Região foi preparada para receber o equipamento

De acordo com o secretário da Segurança Pública, Mauricio Telles Barbosa, antes da instalação da base comunitária de segurança, a polícia realizou diversas operações nas localidades, combatendo o tráfico de drogas no local. “Com a implantação da base, queremos de fato tirar o poder territorial dos traficantes e impedir que outros grupos se instalem nos bairros”, explicou.

Outras cidades do interior também vão contar com unidades da base comunitária para combater o tráfico de drogas e os crimes violentos contra vida. Dados da SSP demonstram que as comunidades de Salvador que já possuem o equipamento apresentam uma redução nas ocorrências policiais. No Calabar, primeiro bairro a receber a ação, a criminalidade reduziu em 80%; no Complexo do Nordeste de Amaralina (Nordeste, Santa Cruz e Vale das Pedrinhas), a redução do crime contra a vida foi de 40%; e em Fazenda Coutos, a diminuição desse tipo de crime é de 44%. Ainda há as bases do Bairro da Paz e Itinga, em Lauro de Freitas, ambas inauguradas recentemente.

“Assim como em Salvador, tenho certeza de que em Itabuna também haverá uma redução na criminalidade, principalmente nos crimes contra a vida. Além do policiamento, o programa Pacto pela Vida trabalha com ações sociais a fim de dar mais dignidade à população. Outros programas, como os de enfrentamento ao uso da droga também estão interligados ao Pacto pela Vida. Tudo isso para manter nossos jovens longe das drogas, um mal que atinge o mundo todo”, ressaltou o governador Jaques Wagner.

De acordo com o governador, o próximo município a receber a base comunitária de segurança é Feira de Santana.
Fonte: ASCOM/BA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário