quarta-feira, 26 de setembro de 2012

UPA E CENTRO DE PARTO NORMAL AMPLIAM SERVIÇOS DE SAÚDE EM CRUZ DAS ALMAS


Os moradores de Cruz das Almas, a 146 quilômetros de Salvador, ganharam um importante reforço na saúde pública, com a inauguração nesta terça-feira (25), com a presença do governador Jaques Wagner, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e do Centro de Parto Normal. As duas unidades também beneficiam outros municípios do Recôncavo como Maragogipe e Santo Amaro. 

A UPA, parceria dos governos estadual e federal, oferece à população atendimento de urgência e emergência de baixa e média complexidade durante 24 horas. A previsão é atender a 150 pessoas por dia. O Centro de Parto Normal, que pretende realizar 130 procedimentos por mês, faz parte do programa Rede Cegonha, que tem por objetivo humanizar o momento do nascimento.

Para o agricultor Gilson Conceição, 26 anos, a UPA vai beneficiar muito a população. “É um presente grande para a cidade. Estávamos precisando de um equipamento como esse, de urgência e emergência. Chegou em uma boa hora”.

A unidade possui salas de urgência e emergência, observação, nebulização, curativos, Raio-X, eletrocardiograma, e de classificação de risco. Para atender aos pacientes, a equipe é composta por dois médicos plantonistas (clinico geral e pediatria), enfermeiros e técnicos em enfermagem. Foram investidos R$ 1,4 milhão na UPA.
Promoção humana
O paciente terá na unidade assistência em casos de pressão alta, febre, cortes, queimaduras e traumas. O governador Jaques Wagner afirmou que a previsão é inaugurar 50 UPAs no estado até 2014. No total, já foram inauguradas 16, incluindo Salvador. “Essa UPA não vai apenas beneficiar o município de Cruz das Almas, mas outros do Recôncavo. Com as Unidades de Pronto Atendimento estamos ampliando nossa rede de atendimento à saúde. Já inauguramos Postos de Saúde da Família, hospitais e ampliamos o Samu 192 em todo estado”, enfatizou o governador. 
Durante o evento, Wagner assinou o termo de cessão de uso de terreno público do Estado, que será sede do Centro de Promoção Humana, para atender jovens em situação de vulnerabilidade.
Fonte: SECOM/BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário