segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Base governista se impõe em todo estado

Fotos: Aristeu Chagas/Bocão News
Em quatro anos a composição eleitoral da Bahia mudou muito. A criação do PSD e a movimentação dos partidos em torno do governo Jaques Wagner (PT) refletiu diretamente na distribuição destas forças nas 417 prefeituras do estado. Em entrevista ao apresentador José Eduardo, no Programa do Bocão, da Rádio Sociedade, Wagner avaliou o desempenho como positivo. Foram 332 prefeituras conquistadas pela base governista. A expectativa era chegar aos 300.

Sem dúvidas, o partido que mais perdeu neste pleito foi o PMDB. A sigla comandada pelos irmãos Geddel e Lúcio Vieira Lima saíram dos 115 prefeitos eleitos em 2008 para 44, podendo chegar a 45 se vencer o segundo turno em Vitória da Conquista, em 2012. Vale ressaltar que durante os últimos quatro anos a sigla foi se desidratando e não chegou nas eleições deste ano com as mesmas 115 gestões.

Por outro lado, os petistas cresceram vertiginosamente e por pouco não alcançaram a meta estabelecida pelo comando do partido de eleger 100 prefeitos. O PT vai administrar, se nada de novo ocorrer, 92, podendo chegar a 94 municípios baianos – disputa o segundo turno em Salvador e Vitória da Conquista -. Em 2008, o partido elegeu 67 gestores e chegou com mais de 80 administrações nestas eleições.

Há quatro anos petistas e peemedebistas caminhavam juntos e obtiveram o resultado expressivo elegendo no somatório 182 prefeitos, após o rompimento PSD, PP e PDT passaram a ser os principais satélite. A dispersão fez com que todos crescessem. Neste sentido, o PSD de Otto Alencar não entra na conta, pois não existia. O partido elegeu 71 prefeitos em 2012.

O PP de João Leão e Mário Negromonte também teve uma curva ascendente neste ano. Em 2008, o partido elegeu 38, conquistou 51 vitórias nas urnas neste ano. O PDT do presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo, e de Alexandre Brust, venceu o pleito em 43 cidades. Há quatro anos, os trabalhistas elegeram apenas oito.

Acompanhando a projeção nacional, o PSB da senadora Lídice da Mata também obteve um resultado significativo neste último 7 de outubro. Os socialistas vão administrar 30 cidades, 12 a mais que as 18, onde elegeram prefeitos em 2008.

Oposição


O único partido de oposição que sai fortalecido destas eleições, quantitativamente, é o PTN. A legenda presidida no estado pelo deputado João Carlos Bacelar elegeu cinco prefeitos, não tinha nenhum prefeito em 2008.

O DEM perdeu 35 prefeituras nestes últimos quatro anos, podendo ser derrotado ainda Salvador. Saiu de 43 para oito. Os tucanos saíram do comando de 26 administrações para nove.

Grandes centros

A reportagem do jornal A Tarde fez um balanço sobre o desempenho dos partidos da base aliada nos grandes centros. O time de Wagner venceu em 20 das 30 maiores cidades do estado. Camaçari, Teixeira de Freitas, Serrinha, Itapetinga e Dias D’Ávila são destaques. Entre as derrotas petistas, Lauro de Freias, Senhor do Bonfim, Alagoinhas e Irecê foram os destaques.

Feira de Santana, Irecê e Candeias foram vitórias relevantes para a oposição. Vitória da Conquista e Salvador podem compor o arco de eleições bem-sucedidas do bloco. Com informações do Bocão News.

Nenhum comentário:

Postar um comentário