sexta-feira, 28 de outubro de 2011

A figura do servidor público


O descaso para com os servidores públicos se mostra em todas as esferas.

O desenvolvimento de uma nação passa, necessariamente, pelo bem estar de sua população, sendo isto resultado de bons serviços executados pelas esferas públicas em todos os seus níveis. As leis vigentes preconizam que a sociedade tem direito à dignidade e exercício da cidadania através dos diversos setores sociais que pelo poder público devem ser oferecidos.
Dentro desse contexto, entra em cena a figura singular de um grande agente, que possui a sublime missão de trabalhar em prol do povo, fazendo valer através de seus préstimos serviços aquilo que a legislação reza: que a sociedade tenha “direito a seus direitos”, recebendo respeito e dignidade, como forma de devolutiva à enorme carga tributária da qual a mesma é alvo. Esse agente se faz presente também em todas as esferas, seja Federal, Estadual ou Municipal. É o valoroso e inestimável servidor público.
A figura do servidor público é fundamental à
própria municipalidade, pois ele colabora com os gestores públicos no sentido de atender à comunidade da melhor maneira possível, prestando serviços a contento de toda a população, principalmente aqueles que mais necessitam. Esses trabalhadores estão presentes nos mais diversos setores do serviço público, levando educação, saúde, respeito ao trânsito, enfim, uma variedade de serviços essenciais para que realmente haja a prática da cidadania e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida à população.
Apesar de ser uma data festiva em comemoração ao seu dia [28 de outubro], os servidores públicos vêm sofrendo em muitas áreas com o descaso do poder público, onde a defasagem salarial e a falta de valorização se mostram preocupantes e estarrecedoras. Muitos trabalhadores do povo sofrem com uma carga horária expressiva, com a falta de estrutura e dignidade para bem executar os seus serviços e, por isso, às vezes sofrem desacatos e falta de respeito. Isto tudo somado a um ganho salarial incompatível com a sua função, sendo digno de vergonha quando comparado a outro profissional. O descaso para com os servidores públicos se mostra em todas as esferas.
Finalizando, quero aqui deixar os meus mais sinceros parabéns à toda classe dos servidores públicos, na qual eu me incluo. Que Deus abençoe a cada um, dando-lhes esperanças vindouras de melhorias em sua qualidade de vida. Que obtenha mais honra, valorização, dignidade e satisfação para bem prestar os seus valorosos préstimos. Que tenha saúde e muita paz para continuar sua caminhada vitoriosa junto à construção da cidadania, do respeito e da igualdade social. Felicidades a todos os servidores públicos de Rondonópolis.

(*) Professor Reuber Teles Medeiros, Servidor Público em Rondonópolis.
FONTE: http://www.atribunamt.com.br/

Blog do IGOR: este texto serve como reflexão para os servidores públicos e para a população em geral. Não existe dia melhor para isso como hoje, o dia do servidor público. Parabéns a todos os servidores do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário