quarta-feira, 14 de março de 2012

Bahia teve o pior investimento em Educação dos últimos 11 anos


Justamente nesta quarta-feira (14), dia em que professores de todo país estão mobilizados contra a falta de condições de trabalho, eis que é divulgado um levantamento mostrando que os educadores na Bahia têm ainda mais motivos para cruzarem os braços. Deputados baianos apresentaram um documento que mostra que o governo da Bahia vem reduzindo os investimentos em Educação e em 2011 atingiu o menor gasto na área dos últimos 11 anos.
Os dados, revelados pelo deputado Paulo Azzi (DEM), líder da bancada oposicionista, mostram que o governador Jaques Wagner assumiu o Estado (2006) no momento em que os investimentos em Educação estavam em 30,44%. E de lá para cá, o declínio ocorreu gradativamente. Em 2011, por exemplo, a Bahia injetou pouco mais de 25% na área educacional, número inferior até a época de 2001, quando se tinha menos incentivos federais.
Para se ter uma ideia dessa perda, cada ponto percentual deixado de aplicar resulta em R$ 160 milhões a menos na Educação pública. E não adianta dizer que a redução está ligada ao repasse do Governo Federal, pois o estado recebeu do Fundeb em 2011 um montante cinco vezes maior do que em 2006.
Por Gusmão Neto: Teia de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário