segunda-feira, 5 de março de 2012

Projeto da GAP será modificado e votado nesta terça-feira

Tudo pronto para votação dos dois projetos do Poder Executivo estadual na Assembleia Legislativa. A recomposição salarial dos servidores públicos em 6.5%, retroativo a janeiro, e o pagamento das Gratificações por Atividade Policial (GAP) IV e V estão na ordem do dia desta terça-feira (6).

A bancada de oposição promete fazer barulho e pode obstruir a votação. De acordo com líder do bloco, Paulo Azi, o governo estadual teria margem orçamentária tanto para promover um aumento real de salário ao funcionalismo público, quanto para iniciar o pagamento da GAP IV antecipadamente, a previsão do projeto é novembro.

Os governistas, liderados por Zé Neto (PT), defendem a proposta de Jaques Wagner. Em conversa com a reportagem do Bocão News, o deputado feirense afirmou que
os oposicionistas sabem que não há folga no orçamento e que o governo foi ao limite do que poderia para garantir os benefícios.

Contudo, o petista sinalizou que o projeto original será modificado. Ele não quis revelar quais as alterações que serão feitas ao projeto pelo relator Adolfo Menezes (PSD), mas garantiu que parte das reivindicações podem ser acolhidas.


“Não há necessidade de tensão. Todos os projetos que chegaram aqui e que geraram algum tipo de problema foram discutidos e modificados. Negociar não é dificuldade”, diz Zé Neto.

Em entrevista à reportagem do Bocão News, Paulo Azi, criticou a postura do líder da maioria afirmando que Zé Neto criou dificuldades para levar um dos secretários – Carlos Martins (Fazenda) ou Manoel Vitório (Administração) – às comissões temáticas para apresentar os números da gestão estadual.

O petista rebateu as acusações alegando que o parlamentar do Democratas está criando “espuma”. “Ele (Azi) teve três semanas para se movimentar. Sugeri levar o secretário de maneira informal para ganhar tempo e chegar a um acordo, eles não quiseram e agora ficam jogando para a platéia”.

Zé Neto foi enfático quando questionado sobre a possibilidade de adiar a votação. “Não houve acordo com a oposição e nós vamos votar amanhã (terça-feira, 6. A população pode ter certeza que vamos chegar até onde for possível”. Para o líder governista, o aumento do piso nacional dos professores será outro elemento a ser colocado na balança.
Manifestação

A assessoria de comunicação da Associação dos Praças e Bombeiros da Polícia Militar da Bahia (Aspra) enviou nota à imprensa anunciando uma manifestação em frente ao Palácio Luís Eduardo Magalhães nesta terça-feira (6).

O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo (PDT), entende como legitima quaisquer atos de protestos em frente à sede do Poder. No entanto,  ponderou que a manifestação pode ser realizada na parte externa, mas que dentro da Casa ou em uma das suas galerias, não serão permitidas.

Na nota da Aspra, os polícias cobram a inclusão das emendas propostas pelos deputados Capitão Tadeus, Sargendo Isidório (ambos do PSB) e Coronel Gilberto Santana (PTN) no projeto do Poder Executivo.
A reportagem do Bocão News tentou, sem sucesso, contato com os deputado Paulo Azi (DEM) e Adolfo Menezes.

Fotos: Roberto Viana e Edson Ruiz // Bocão News 

Nenhum comentário:

Postar um comentário