quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Estudo aponta que 1,5 milhão de brasileiros consomem maconha diariamente

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) divulgou, nesta quarta-feira (1º), um estudo que concluiu que 1,5 milhão de brasileiros, entre adolescentes e adultos, consomem maconha diariamente.

A pesquisa que serviu de base para o estudo, utilzou uma amostra de 4.607 pessoas distribuídas em 149 municípios, com idade a partir de 14 anos. Entre os adultos, dos 3,4 milhões de pessoas que usaram maconha no último ano, mais de 37% admitiu dependência. Isso representa 1,3 milhão. Já entre os adolescentes, 10% dos entrevistados é dependente.

Para o coordenador da pesquisa, o psiquiatra Ronaldo Laranjeiras, o dado que preocupa é a proporção entre usuários adultos e adolescentes. Na última pesquisa feita em 2006, existia um adolescente para cada adulto que consome a maconha. Já na pesquisa de 2012, a proporção aumentou para 1,4 adolescentes por adulto. Sendo que 68% dos adolescentes, admitiu que experimentaram a droga pela primeira vez antes dos 18 anos de idade. Ele acredita que o motivo desse aumento está diretamente ligado às leis em relação ao uso, que ainda são bastante frouxas. 

A pesquisa ainda revelou um outro dado interessante. Entre os países, o Brasil não possui os maiores índices de consumo da droga. O índice brasileiro chega a 5% do europeu e a 10% do americano. Porém, o estudo ainda lembra que as Nações Unidas acreditam que os dados oficiais da América Latina possam ser subestimados, pois o volume da maconha apreendida no Brasil está entre os maiores do mundo e o país não é um grande fornecedor de nenhuma região.

O estudo ainda questionou junto aos entrevistados sobre a legalização da droga no Brasil. E 75% é contrária, contra 11% favoráveis. Com informações do Metro 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário