quarta-feira, 26 de setembro de 2012

14ª Unidade de Pronto-Atendimento baiana é inaugurada em Itapetinga


A Bahia ganhou nesta quarta-feira (26) a sua 14ª Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), inaugurada no município de Itapetinga, na região Sudoeste, pelo governador Jaques Wagner, pela subsecretária estadual da Saúde, Suzana Ribeiro, e pela secretária municipal de Saúde, Zoraide Cruz.
Com equipe formada por médicos, enfermeiros, nutricionistas e farmacêuticos, a UPA de Itapetinga tem capacidade para realizar até 200 atendimentos de emergência adulta e pediátrica por dia, e passa a ser referência regional para encaminhamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192).
De acordo com Zoraide Cruz, a UPA vai aliviar as emergências dos hospitais municipais. "Com o início do funcionamento da UPA, sabemos que o potencial de atendimento dos hospitais Cristo Redentor, Raimundo Perazzo e Santa Maria vai aumentar muito, já que eles recebem apenas casos que necessitam de um internamento maior. É um avanço considerável do serviço de saúde da cidade e da região".
Já a subsecretária estadual Suzana Ribeiro destacou a importância regional da UPA, que além de Itapetinga, beneficia moradores de todas as cidades da região. "O planejamento do local das UPAs leva em conta a capacidade de beneficiar o maior número de cidades, de forma que todo o estado possa ser atendido. Já temos 14, na próxima semana serão mais duas, chegando a 16, e até final de 2014, a Bahia terá 50 unidades como essa".
Fonte: ASCOM/BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário