quinta-feira, 13 de junho de 2013

Moradores protestam contra péssimas condições do PSF do Asa Branca


Vale salientar que: A chefe da Divisão da Atenção Básica, Valdenice Rodrigues, reconheceu os problemas citados pelos moradores. Ela disse que a prefeitura está tomando providências para solucionar os problemas.

Falta de segurança, médicos, remédios, cadeiras e até mesmo de água. Esta é a situação do Posto de Saúde da Família (PFS) do bairro Asa Branca, em Feira de Santana, segundo relataram os moradores do local à equipe do Acorda Cidade na manhã desta quinta-feira (13).

“O PSF está esquecido, não tem nada. Viemos aqui reclamar, porque quando levamos o problema até a imprensa, a solução chega. Hoje viemos buscar atendimento e o posto não tem nada”, afirmou a moradora Marlene Pereira.

Outra moradora, que não quis se identificar, contou que um novo posto de saúde estava sendo construído na gestão passada para aumentar o atendimento, mas que agora está parado. “A obra está abandonada e serve de ponto de drogas. Há cerca de seis meses que não tem médico aqui. Nem material tem para os profissionais trabalharem”, ressaltou. 


Aos 78 anos, a moradora Ana Rosa, que tem pressão alta e necessita de medicamentos, também foi ao posto na manhã de hoje, mas não conseguiu ser atendida. “Estou tendo que comprar os remédios, porque aqui não tem, e nós moradores estamos sofrendo”.

A chefe da Divisão da Atenção Básica, Valdenice Rodrigues, reconheceu os problemas citados pelos moradores e disse ter conhecimento da situação, pois participou de uma reunião no bairro. Ela disse que conversou com os moradores do bairro Asa Branca e explicou que a prefeitura está fazendo uma licitação para comprar materiais, como cadeiras, para todas as unidades de saúde.

Com relação à falta de médicos, a chefe da Divisão de Atenção Básica disse que essa é uma situação nacional. Ela afirmou que a Secretária de Saúde está em busca de profissionais para contratar.

“Percebemos que os médicos estão se profissionalizando e preferindo os grandes centros, por isso essa carência. O Ministério da Saúde, inclusive, lançou um projeto de valorização do profissional para eles irem trabalhar nas cidades do interior”, explicou, acrescentando que com a falta desses profissionais, os moradores estão sendo atendidos no bairro Pampalona.

Apesar da falta de médicos, Valdenice afirmou que a equipe do PSF continua atendendo, realizando procedimentos como planejamento familiar, vacinação, curativos, nebulizações, pré-natal, consultas de enfermagem, entre outros.

Valdenice informou que cerca de 10 unidades estão com problemas de falta de médicos, em Feira de Santana, e que 74 médicos estão atendendo nos PSFs da cidade, porém ela reconhece que o número não é suficiente, pois são 86 equipes.

Sobre a obra parada, denunciada por uma moradora, a chefe da Divisão explicou que uma avaliação está sendo feita no local para que seja reiniciada.

As informações são do Acorda Cidade/Fotos: Ed Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário