segunda-feira, 29 de julho de 2013

CIPPA/PORTO SEGURO EFETUA PRISÃO EM FLAGRANTE POR RETIRADA ILEGAL DE MADEIRA, NA ESTAÇÃO ECOLÓGICA DE WENCESLAU GUIMARÃES.


No dia 26 de julho de 2013, a CIPPA/Porto Seguro, recebeu na sede do 2° Pelotão/Ilhéus, solicitação de apoio policial, oriunda da Promotoria de Justiça Especializada em Meio Ambiente da cidade de Amargosa, que relatava o desmatamento e a retirada ilegal de aproximadamente 80 m3 de madeira nativa. O crime estava sendo cometido na Estação Ecológica de Wenceslau Guimarães, área de grande interesse de conservação por abrigar enorme diversidade biológica, elevado número de espécies endêmicas e ameaçadas de extinção. A unidade de conservação integra o ecossistema da Mata Atlântica e a zona núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, reconhecida pela UNESCO, sendo importante também para a proteção dos mananciais hídricos da bacia do Rio das Almas, garantindo o abastecimento de água para população local e para atividades agropecuárias. 


A operação durou cerca de 15 horas e avançou madrugada a dentro. Foram percorridos 220 Km no entorno da unidade de conservação, resultando na abordagem a um estabelecimento comercial, 10 veículos e trinta pessoas, culminando com a prisão em flagrante de dois madeireiros, que transportavam 6,7 m3 de madeira nativa. Conduzidos à delegacia do município de Gandu foram identificados como Rosenilton Santos Passos e Claudio Francisco dos Santos, o primeiro é reincidente nesse crime, inclusive praticando-o anteriormente na mesma área, sendo apontado ainda, como proprietário de madeireira no município de Jaguaquara, para onde o produto do crime seria transportado. Além da madeira, foram apreendidos uma motosserra sem 
registro e um veículo Ford F400 sem documentação.

Fonte: PMBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário