segunda-feira, 5 de maio de 2014

SSP testa esquema de segurança para a Copa 2014

Foto: Jorge Cordeiro/SSP
Válida pelo Campeonato Brasileiro, a partida Bahia X Botafogo, realizada na tarde deste domingo (4), na Arena Fonte Nova, foi palco do primeiro teste feito pela Secretaria da Segurança Pública para a Copa do Mundo. Entres as ações que estarão sob a responsabilidade da SSP estão a escolta das delegações, o controle das atividades nos arredores da Arena Fonte Nova e as vistorias antibombas.
Com o apoio das Forças Armadas, a operação incluiu a escolta das delegações dos times baiano e carioca, realizada por batedores da PRF e da Polícia Militar, através do Esquadrão Águia, seguindo a risca os protocolos definidos para a Copa do Mundo.
“O teste tem o objetivo de avaliar a funcionalidade dos planos desenvolvidos para serem aplicados no Mundial”, explicou o presidente da Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para Grandes Eventos na Bahia, coronel Marcos Antônio Oliveira. Ainda segundo ele, os trajetos dos ônibus que trouxeram os times brasileiros são semelhantes aos que serão utilizados pelas seleções que vão disputar a taça nos jogos na Arena Fonte Nova.
Ainda na tarde de ontem, camarotes, áreas VIPs  e vestiários da Arena  também foram alvo de ações específicas dos protocolos de segurança para a Copa. A Companhia de Operações Especiais da PM (COE) entrou em ação com o Esquadrão Antibombas, inspecionando a presença de artefatos explosivos em alojamentos do estádio.  Para ajudar na vistoria, os policiais contaram com a ajuda de Logan, um cão Labrador, com faro especial para a identificação de explosivos.
“Até o início do mundial, outros testes serão realizados em toda a cidade, incluindo a vistoria de veículos que circulam nos arredores da Arena e a simulação de chegada das seleções no aeroporto de Salvador”, concluiu o coronel Oliveira. (SSP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário