segunda-feira, 6 de julho de 2015

MAIS UM CASO DE MAL ATENDIMENTO DO SAMU DE FEIRA


No dia seguinte ao episódio em que o SAMU de Feira de Santana, foi acusado de negar atendimento a policiais militares que acabara de sofrer um acidente com a viatura, na estrada do distrito de Jaguara, uma jornalista se queixa da falta de sensibilidade e rapidez no atendimento do serviço. O relato novamente foi feito no aplicativo WhatsApp e irei preservar os nome da jornalista e jornal que a mesma trabalha, vale salientar que é um jornal de grande circulação na Bahia.

"Gente estou chateada aqui. Por volta das 22:30hs(do Domingo, 05/07), entrei em contato com o SAMU solicitando uma ambulância para atender um acidente na rotatória da Cidade Nova um frentista do posto Oásis foi atropelado por um veículo Gol, de cor branca que fugiu sem prestar socorro. 
O homem de 42 anos foi arremessado da pista para o matagal que tem após as grades de proteção. Pois bem mesmo depois de passar uns 5 minutos explicando para a atendente e o médico a gravidade da situação, já que o rapaz estava com uma fratura exposta na perna e um profundo corte na testa e que respirava com dificuldades, a ambulância só chegou ao local cerca de 30 minutos depois e o pior veio a básica apenas com o motorista e uma técnica que ao ver a situação da vítima solicitou com urgência a USA, que demorou cerca de 15 minutos para chegar.
Neste intervalo o rapaz que estava atordoado mas ainda conseguia gemer de dores teve uma parada cardíaca, onde foi reanimado e na outra parada faleceu. Acreditem eu sugeri ao médico no primeiro contato que fosse enviada a USA já que a situação era gravíssima, mas ele preferiu mandar uma unidade básica sem a equipe completa onde fez o possível para manter o o rapaz bem e levá-lo para o hospital.
Sei que ele morreu porque era o dia determinado pelo SENHOR mas pelo menos deveria ter tido um atendimento melhor. Se não tivéssemos perdido tanto tempo explicando para o médico diversas vezes a mesma cousa e a ambulância enviada tivesse sido a correta e também não tivesse demorado tanto talvez ele tivesse resistido maus algumas horas ou até dias.
Um médico me respondeu aí questiona-lo sobre a demora que é necessário as perguntas para que eles saibam qual veículo mandar. Então pergunto depois de quase 6 minutos de explicação e de sugeri qual ambulância mandar pq mandaram uma básica no lugar da USA?
Se alguém puder me responda a ponto de esclarecer e por fim a minha revolta"


Hoje(06), a jornalista voltou a se pronunciar sobre o assunto.

"Gente só agora tive condições de responder a alguns comentários sobre o que postei envolvendo o SAMU. Estou de chikungunya e estou em crise inclusive no momento do acidente estava retornando do hospital.
Quero deixar claro que assim que liguei me identifique com o nome completo e o órgão do qual faço parte (Jornal ...) o que não justifica a alegação de ser um possível trote. Além de mim dois policiais militares também ligaram e se identificaram, o que realmente cai por terra está alegação.
No caso das ambulâncias estarem em atendimento em nenhum momento foi informado isto ao contrário tanto a atendente como o médico disseram está mandando a ambulância imediatamente e a equipe ao chegar no local confirmou que estavam na base. Inclusive estranharam o fato de não terem mandado a USA de imediato.
Na minha avaliação o que houve foi uma falha grave, para não dizer falta de responsabilidade e amor e respeito ao próximo, que culminou na morte de um jovem pai de dois filhos menores, trabalhador que perdeu a vida por causa de algumas pessoas que colocam política acima de tudo. 
Mas por outro lado não posso esquecer do irresponsável que dirigia o veículo atropelado que de forma imprudente estava em alta velocidade e sequer teve o respeito de parar e pelo menos verificar se a vítima estava viva e chamar o socorro. Este tenho certeza que não escapará da justiça divina.
Por fim só me resta tentar ajudar de alguma forma a está família e pedir justiça, seja pela imprudência do motorista e pela falta de sensibilidade do médico que liberou de forma errada a ambulância.
O que me confirma é saber que o jovem de nome Josailton está ao lado do pai e só posso orar para que o SENHOR acalente o coração dos familiares.
Ah ia esquecendo, não estou dizendo que a vítima poderia não ter morrido caso a USA tivesse ido logo para o local, já que acredito que ele foi pq era o dia determinado por Deus para sua partida, mas pelo menos ele teria tido o atendimento adequado e de forma digna o que é um direito de tido cidadão."


Nenhum comentário:

Postar um comentário