terça-feira, 27 de novembro de 2012

Entre 150 países, Brasil tem o maior ganho de bem-estar em 5 anos


O jornal Valor Econômico desta terça-feira traz a notícia de que o Brasil foi o país que melhor utilizou o crescimento econômico alcançado nos últimos cinco anos para elevar o padrão de vida e o bem-estar da população. 

A empresa internacional de consultoria Boston Consulting Group comparou 150 países com base em 51 indicadores. Segundo o relatório, apesar de o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro ter crescido a um ritmo médio anual de 5,1% entre 2006 e 2011, os ganhos sociais obtidos no período são equivalentes aos de um país que tivesse registrado expansão anual de 13% da economia.

A distribuição de renda foi a principal responsável pelo bom desempenho brasileiro. "O Brasil diminuiu consideravelmente as diferenças de rendimento entre ricos e pobres na década passada, o que permitiu reduzir a pobreza extrema pela metade. Ao mesmo tempo, o número de crianças na escola subiu de 90% para 97% desde os anos 90", diz o texto do relatório "Da riqueza para o bem-estar", que será oficialmente divulgado hoje. O estudo também faz referencia ao programa Bolsa Família, destacando que a ajuda do governo as famílias pobres está ligada à permanência da criança na escola.

A matéria completa está no Valor Econômico desta terça (27).

Nenhum comentário:

Postar um comentário