terça-feira, 16 de abril de 2013

SEM GUARITA NA ENTRADA; ESTA É UMA, DE TANTAS OUTRAS, PROVAS DO ABANDONO DO CENTRO DE ABASTECIMENTO DE FEIRA


Desde o mês de Janeiro de 2013 que um veículo derrubou, de forma acidental, a guarita do Centro de Abastecimento de Feira de Santana, e até o momento a prefeitura não construiu outra. No local, foram colocados túneis da SMTT, o que certamente, não garante a segurança e a organização do local. Outro problema que o local enfrenta é o esgoto a céu aberto que está causando um mau cheiro terrível. Parece que o centro comercial não tem direção ou a prefeitura quer acabar com aquele equipamento. Não é possível continuar da maneira que está. Como querem realizar o "Pacto da Feira" no centro comercial, sendo que o local que foi construído em 1977 para transferir a imensa feira livre da cidade, está totalmente abandonado e sem condições dignas para vender os produtos, assim como, comprá-los?

O Blog Portal da Região abordou o mesmo problema no mês de Fevereiro. Segue abaixo na íntegra a matéria assinada por Genaldo de melo:

O Centro de Abastecimento de Feira de Santana foi abandonado
Analisando friamente a situação dos centros de abastecimentos de Feira de Santana chegaremos fatalmente à conclusão de que nesses espaços não existem como deveriam ser em tese feiras livres organizadas e limpas, na realidade são verdadeiras favelas comerciais, onde a sujeira e a imundice deitam e rolam.

Qualquer cidadão que entrar no principal centro de abastecimento da cidade, localizado perto do centro comercial, não vai precisar ser um especialista no assunto para concluir a existência nítida de quatro pontos de estrangulamento vitais para o bom funcionamento daquele espaço que comercializa exclusivamente produtos alimentícios.

O primeiro deles é a questão da falta de segurança no local. Todo mundo sabe que aonde tem feira têm bares e botecos que comercializam bebidas alcoólicas, com isso naturalmente o centro de abastecimento sem segurança e sem regras definidas vira espaço de vândalos e bêbados que ficam perturbando a vida dos pequenos comerciantes e feirantes que buscam ganhar o pão do dia a dia. Deveria se pensar em resolver isso porque senhoras e senhores de bem que fazem compras no local não podem e não devem ser assediados por lixeiros humanos!

O segundo problema detectado são os banheiros públicos do local, pois são verdadeiros chiqueiros sujos. Na concepção de muitos os banheiros, principalmente se forem público, deveriam ser os espaços mais limpos do centro de abastecimento, porque eles servem principalmente para quem faz compras no local. Mas não! Ali nenhuma pessoa tem a capacidade de usar aqueles banheiros tal é a sujeira e o mau cheiro. A limpeza deveria ser permanente, porque banheiro todo mundo sabe o que é e para que serve!

O terceiro ponto de estrangulamento é a falta de limpeza do próprio centro de abastecimento, pois quando se entra no local parece que estamos entrando numa lixeira pública. Ou se cria um sistema de limpeza constante naquele espaço público, ou se cria regras elementares para aqueles que são afeitos a sujeira cumprirem, porque o local comercializa os produtos de primeira necessidade da alimentação humana!

Por último um problema que está detectado como grave é a tamanha desorganização do processo locomotivo. O congestionamento de caminhões de carga é tão grande que praticamente não existem espaços para os carros dos consumidores. O problema é tão sério que incomoda até mesmo o simples transeunte que circula na parte externa do espaço. Por que não se cria um espaço em outro local para a descarga de produtos em larga escala? Por que não...?

Não dá para compreender tais problemas num local que vende os produtos de primeira necessidade e ninguém nunca resolve! Mas entendemos que cabeça foi feita prá pensar, porque ali tem muito mais problemas além destes citados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário