segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Secretaria de Segurança Pública se reuni com centros de recuperação.


No último dia 14 de outubro sexta-feira, esteve em Feira de Santana, um representante da Secretaria de Justiça da Bahia, o Sr. José Trindade, a pauta do dia foi a contribuição das comunidades terapêuticas para o tratamento, acolhimento e reinserção de dependentes na comunidade.

O governo federal vem reconhecendo as comunidades terapêuticas os [Centros de recuperação] como é conhecido popularmente, como uma das melhores formas de combate as drogas.

“As comunidades Terapêuticas foram o melhor que o próprio povo brasileiro fez para a questão das drogas, vou ajudá -las e não vou deixar que ninguém as atrapalhe”, disse a presidente Dilma, em uma reunião no estado de Alagoas com entidades, federações e especialistas em dependência química.

Na verdade, as comunidades terapêuticas da Bahia veio cobrar do estado o seu devido valor. Como entidades preocupadas com os dependentes químicos, que até outro tempo o Estado não se preocupava. Foi criada na Bahia a [U.C.T.F.S] União de Comunidades Terapêuticas de Feira de Santana e Região para cobrar verbas especiais, já que a maioria dos centros trabalham por amor. 

O governo federal criou o fundo de combate ao craque, com verbas destinadas para secretarias de segurança e justiça.  Os governos Federal e Estadual vêm fazendo parcerias com as comunidades terapêuticas, a União das comunidades terapêuticas cobraram do Sr. José Trindade, mais facilidade com a exigência dos documentos, pois são vários documentos, entre eles um corpo técnico composto de enfermeira, psicóloga, assistente social e a documentação em dias e sem esses requisitos os centros não vão se habilitar.

Hoje, os centros tem um grande papel na sociedade, apesar de viverem praticamente de esmolas vem resgatando vidas em nossa cidade e por que não dizer no nosso país. Essa União entre o poder público e os governos, vem não só fortalecer os centros, mais também, valorizar o seu papel na sociedade.

Marcio Roberto
Assessor Parlamentar e
membro de Comunidade Terapêutica em
Feira de Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário