sexta-feira, 7 de junho de 2013

A PMBA está na internet

Imagem: Abordagem Policial
Atualmente não é absurdo dizer que a Polícia Militar da Bahia é uma das mais “conectadas” do Brasil: institucionalmente, através dos veículos de informação corporativos online, e informalmente, pela presença da tropa na internet, principalmente nas redes sociais, discutindo assuntos relativos a seu ofício. É difícil que um fato envolvendo a corporação não se desdobre em debate público na rede.

O próprio Comando da PMBA vem se apropriando de todas as ferramentas possíveis para manifestar esclarecimentos e posicionamentos públicos: além do site corporativo e daIntranet, a corporação conta com um blog institucional, a Página Oficial do Facebook, atualmente com mais de 27 mil curtidores, e um perfil no Twitter, com mais de 4 mil seguidores. Mais: o próprio Comandante Geral conta com um perfil no Facebook, onde posta mensagens e saudações à tropa, além de receber feedback dos amigos e seguidores (segundo o próprio Comandante Geral vem dizendo publicamente, já chegou a conceder transferências solicitadas através da rede social).
As associações e líderes classistas não são menos conectados. A Associação dos Oficiais da PMBA, por exemplo, conta com site corporativo e página no Facebook, e seus dirigentes, como o TC PM Edmilson Tavares e o Maj PM Hilberto Rêgo, são bastante engajados nas redes sociais. Já a ASPRA, associação de praças que tem dominado o espaço político entre a tropa, até comemorou 100.000 acessos em três meses em seu site institucional e 10 mil compartilhamentos em sua fanpage.
Os políticos da categoria, naturalmente, se utilizam bastante das novas mídias para promover suas ações/opinões: o Deputado Estadual Capitão Tadeu, com seu site e seuperfil no Facebook, o Vereador Soldado Prisco, com seu blog e perfil no Facebook, além de outros vereadores e lideranças que fazem parte do cenário político da corporação.
É claro: há muitos grupos, perfis, páginas e veículos descentralizados, que não são mantidos com fins institucionais – seja para a própria PMBA, seja para uma associação, seja para um mandato político. Iniciativas de policiais militares que resolvem discutir a Polícia Militar e a Segurança Pública por se sentirem provocados com o tema. Este blog, com mais de 10 mil visitas diárias, embora discuta principalmente temas de interesse nacional, faz parte desta “blogosfera policial baiana” independente.
É importantíssima toda esta multiplicidade de iniciativas, com interesses, opiniões e alcance diferentes. No passado recente da corporação, ainda era difícil que os policiais militares se afirmassem com a expressão dos seus pensamentos. Felizmente hoje há (muitas!) iniciativas e possibilidades institucionais e informais de comunicação. Que esta evolução alcance – e ajude a alcançar – outras áreas.
Fonte: Abordagem Policial

Nenhum comentário:

Postar um comentário