sábado, 16 de maio de 2015

ENFIM, UM ACORDO PACÍFICO PARA OS PROFESSORES

O acordo salarial que trata do pagamento do piso salarial aos professores estaduais de Minas Gerais, entre outras reivindicações da categoria, foi assinado na manhã desta sexta-feira (15), durante entrevista coletiva feita em Belo Horizonte.

Assinaram o documento, além do governador do estado Fernando Pimentel, a diretora do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-Ute MG), Beatriz Cerqueira; e a presidente da Associação dos Diretores de Escolas Oficiais de Minas Gerais (Adeomg), Ana Maria Belo.

Durante a cerimônia, o documento também foi entregue a Adalclever Lopes, presidente da Assembleia Legislativa. Conforme explicado pelo governo, o acordo deve ser aprovado pela Assembleia Legislativa e transformado em lei para ser aplicado.

Pimentel definiu a data como histórica para a educação. “Nós estamos quitando uma dívida histórica com os professores da rede estadual do ensino”, disse o governador, acrescentando que o pagamento do piso salarial é uma reivindicação antiga dos trabalhadores.

'Início da recuperação'
“Minas Gerais demorou sete anos para cumprir uma lei que é de 2008. Então Minas Gerais está atrasada sete anos”, afirma Beatriz Cerqueira. “O documento assinado é resultado de muita luta nossa, não é bondade”, acrescenta ela, falando da importância do resultado para a categoria. “É o início da recuperação da nossa profissão, da nossa carreira”, conclui.

Sobre as datas em que as negociações salariais começam a valer, Beatriz explica que as mudanças no plano de carreira serão iniciadas nos próximos meses de junho e julho. Já o piso, chega para os professores, efetivamente, em 2017, quando já entrará em vigor o valor do piso.

Leia toda a matéria: http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2015/05/governo-de-mg-e-sind-ute-assinam-acordo-sobre-piso-de-professores.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário